Dr. André Luís Santos Silva

Problemas vestibulares na infância

O sistema vestibular é um pequeno órgão localizado dentro de cada orelha interna que auxilia no equilíbrio e permite uma visão estável durante os movimentos com a cabeça. A cóclea (órgão auditivo) é intimamente ligado ao sistema vestibular e crianças que nasceram com perda auditiva severa também podem apresentar problemas vestibulares. A migrânea pode causar sensações temporárias de vertigem (tontura rotatória), sensibilidade ao movimento e desequilíbrio. Infecções da orelha média (otite média) também podem causar perda do equilíbrio e tontura que podem melhorar após a colocação de tubos de ventilação na membrana timpânica.

 

Como posso reconhecer um problema vestibular no meu filho?

 

Crianças com problemas vestibulares podem ter equilíbrio reduzido causando algumas quedas, principalmente durante atividades motoras de alto nível (ex: pular, saltar, andar em cima de balancim). Bebês com problemas vestibulares normalmente demoram a aprender a sentar, ficar de pé e caminhar. Entretanto crianças raramente reclamam. Elas também podem ter problemas para manter seus olhos focalizados durante os movimentos com a cabeça (ex: ler uma placa enquanto caminham). Se o sistema vestibular é lesado repentinamente em apenas um dos lados, os olhos irão se movimentar rapidamente para o lado contrário da lesão (nistagmo) e seu filho pode reclamar de vertigem. O nistagmo e a vertigem devem desaparecer após alguns dias, entretanto os problemas relacionados ao equilíbrio podem permanecer. A migrânea pode causar diversos sintomas como dor de cabeça, vertigem, desequilíbrio, zumbido nos ouvidos e dificuldade para falar. Estes sintomas podem ir embora rapidamente ou permanecer por alguns dias.

 

De que maneira um Fisioterapeuta pode ajudar o meu filho que possui problemas vestibulares?

 

Um Fisioterapeuta pode acessar o equilíbrio e habilidades motoras do seu filho para determinar se ela/ele está no mesmo nível que outras crianças da mesma idade. Testes especiais podem ser realizados em busca de problemas vestibulares. Se realmente existir problemas, a criança poderá ser solicitada a consultar um médico para maiores investigações. Se for observado dificuldades no equilíbrio e nas habilidades motoras, o Fisioterapeuta poderá prescrever alguns exercícios. O terapeuta irá lhe mostrar e mostrar para o seu filho os exercícios que deverão ser incorporados durante as atividades de vida diária. Estudos mostram que estas atividades, se realizadas por no mínimo 12 semanas, podem melhorar o equilíbrio, as habilidades motoras e a estabilização do olhar. A migrânea normalmente é tratada com medicamentos. Entretanto, o Fisioterapeuta poderá ajudar nas desordens do equilíbrio e na sensibilidade aos movimentos comumente associado à migrânea.

 

Direitos reservados © 2010 ? Associação Americana de Fisioterapia